segunda-feira, 24 de julho de 2017

Manipulações Ingênuas: Persona VS Personagem






Inspirado na série House of Cards

Olá galerinha do mal, leiam as entrelinhas se puderem...

     Sabe qual era meu grande sonho? Sabe? Ser escritor, contar estórias, criar personagens, cenários, mentalidades, complexidades, enredos. Ser capaz de encantar, prender a atenção do leitor até o último ato. E desde que entrei no mundo virtual criei uma espécie de vício, "one addiction" como preferem os americanos. Entende? A Internet, as telas de computadores, celulares e tablets, as infinitas possibilidades. Podemos ser quem quisermos, criar qualquer personagem ao gosto ou desgosto do freguês. Mas a melhor parte é a análise, a análise dos discursos,  das narrativas, de cada palavra. As contradições, as entrelinhas, os valores.
     Sou uma mente analítica. Está me acompanhando? Adoro dar cordas e mais cordas, analisar a capacidade criativa de cada um, cada gesto, cada passo... e quando aquele personagem sai do papel, sai da tela? Ganha vida cara a cara, então tudo fica mais interessante. São olhares, falas, entonações, toda uma linguagem corporal. E fica ainda mais interessante quando incorporamos e comparamos com as redes sociais, cada postagem.
      As pessoas ingenuamente fazem o possível para publicizar a melhor imagem de si, no entanto, um olhar apurado é capaz de detectar facilmente cada nuance daquelas narrativas imagéticas: algumas delas propositais, outras auto ilusórias. A visão de mundo, linhas de pensamento e ao conhecer ao vivo, êxtase! Por exemplo; personas falando de Deus, amor, bons dias irmãos em Cristo, namastês, muita luz, luz, luz, toda essa cantilena religiosista de cunho publicitário: discursos com sólidas bases materialistas/narcisistas, travestidos de uma pretensa espiritualidade. Exceções? Felizmente sempre!
      A corda vai se prolongando, formando teias, redes... até onde essa persona será capaz de ir? Cada contradição, a capacidade de criar enredos sedutores, persuasivos e envolventes. Pessoas inteligentes são fascinantes, não acha? Inteligências sobrepostas, o próprio nirvana dos jogadores! Mesmo quando um deles usa sua inteligência para os objetivos mais torpes, mais mesquinhos, algo um tanto paradoxal. A persona foi tão longe, tão desafiadora... boa jogadora e eu adoro jogar... atingir sensibilidades, imaginar reações, antecipar os passos. A capacidade de se recompor diante da exposição nua e crua. Digna de aplausos se não fosse triste. Sabe?
      Conversei, interagi com todo tipo de persona que você possa imaginar, das melhores aos piores. Se bem que as melhores podemos considerar almas, gente, não é? Seja aqui ou no exterior. Todavia, essa persona... especialmente intrigante. Analisar cada postagem, comparar com cada conversa. Agora vou ensinar uma coisa, talvez inútil, enquanto personagens encobrem sua face, mas quem sabe um dia. Existem duas possibilidades na vida. Trabalhar para Luz e ser livre ou para as Trevas e ser escravo. Lembrando que o melhor escravo é aquele que se considera livre. Agora vou ensinar sobre perdão. Personas não sabem o que fazem, mesmo sabendo muito bem como fazer. Não se percebem as maiores vítimas das teias que tecem. Não percebem as cordas prolongando-se propositais.

     Perdoar é a capacidade de desvencilhar-se de toda negatividade direcionada a alguém. Não significa convivência, nem amizade. Personas perigosas, trevosas devem continuar sendo evitadas, questão de sobrevivência até. Mas a alma deixa de sentir qualquer mágoa,  raiva ou sentimento do tipo em relação aquele pobre ego, desejando sinceramente que um dia ele mude, melhore, evolua. A evolução pode levar séculos,  milênios, porém um dia acontece. Pobre ego ferido em seu maior valor, Orgulho, Poder! Rezo para a rápida evolução de todos,  afinal deixar de evoluir é adiar a própria felicidade.  E quem não quer ser feliz? Adeus pequena persona, obrigado por me dar essa belíssima oportunidade de tecer as considerações finais sobre todo esse processo avaliativo... Sinceramente, desejo muitas melhoras pra você em muitos sentidos que talvez seus obtusos sentidos ainda não alcancem... aaah e considere deixar um like por esse frutuoso trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário